Em Mìdia

Tenho refletido sobre a mídia, sobre o poder que ela exerce na vida das pessoas como um todo (me incluo nesse todo). Tenho tido vontade de assistir mais filmes, de estar antenado no mundo virtual, isso é jóia, mas algo que tem pegado de uma semana pra cá é a maneira como as pessoas têm reagido a respeito do “documentário contínuo” que vem sendo feito à cerca do caso da menina Isabela. Digo documentário porque os noticiários vêm acompanhando cronologicamente, em tempo real esse caso, a gente liga a TV e logo já aparece alguma informação sobre o acontecimento, polêmica sobre a provável culpa do pai da menina e da madrasta na execução do crime, etc. Não nego aqui que foi um acontecimento triste, chocante, porém, quando digo sobre influência da mídia no cotidiano das pessoas, me refiro também a este caso. No orkut, alguns dos meus amigos e amigas têm colocado fotos da menina em seus álbuns, vídeos com momentos dela com a família como se fossem pessoas muito próximas, demonstrando uma sensibilização muito forte com o acontecido.
Nosso coração brasileiro tem essa característica acolhedora e afetuosa, isso é marcante e admirável, mas quantos casos como este não acontecem todos os dias? E a epidemia de dengue no Rio de Janeiro? Pessoas sem atendimento nos hospitais, um problema sério digno de documentário, pois trata-se de uma causa pública, pessoas carentes de recurso que passam despercebidas sendo tratadas apenas como estatística. E, sobretudo, é um problema que atrapalha a imagem do Brasil lá fora, afinal o Rio é o cartão postal do país. Enfim, não vejo no orkut nenhuma homenagem às crianças que faleceram com dengue, talvez por se tratarem de estatísticas ou por não terem recursos o bastante para terem orkut com fotos para que nós “sensibilizados” possamos acessar e colocar em nossos álbuns.
Fica minha solidariedade pra todas as pessoas que passam por momentos difíceis, seja por motivo de doença ou de tragédia, porém fica também a reflexão sobre a maneira como a mídia aborda certos casos e a influência disso tudo no coração das pessoas.
Que seja feita justiça, em todos os casos em que ela precisa ser feita.

Nenhum comentário: