Aplausos ao Público

Uma vez vi no Youtube o Freddie Mercury numa entrevista e ele dizia que, nos shows, ele gostava de fazer com que público fizesse parte do espetáculo. Não é à toa que é mais emocionante ver o Queen ao vivo do que ouvir em estúdio (eu, pelo menos, não me canso de buscar shows deles no youtube principalmente na fase anos 80).
Quando se está no palco, sente-se a energia do público. Acontece como numa via de mão dupla. Na medida em que o som está agradando, as pessoas cantam, dançam, entram na mesma vibração e o show passa a ser uma coisa só; regida pela força do som, o bem-estar do músico e o carinho do público.
Há shows de músicos excelentes, mas de pouca participação do público, o que faz o conjunto da obra ficar aquém do que ficaria se as pessoas estivessem de fato curtindo. Penso que, portanto, o músico deve aplausos ao público, pois um bom show depende não só da competência de quem está no palco, mas também da maneira como o público recebe o show.
Vejo alguns “músicos” na noite que agem com um teor de vaidade ao nível de estrela. Parece que eles esquecem que precisam das pessoas e acham que as pessoas é que precisam deles... Falta pra eles entender o depoimento do Freddie Mercury, um dos maiores cantores que o mundo já teve, colocar o público como parte fundamental, muitas vezes até acima do artista.