Você gosta de se ouvir?

Curioso que geralmente a gente sente certa aversão ao ouvir nossa própria voz numa gravação, já aconteceu isto com você? Mesmo trabalhando com música eu tenho essa sensação e hoje descobri que não é por excesso de cobrança comigo mesmo que isto acontece (rs).
Ao ler uma das apostilas da Uno&Verso, produzida pelo meu amigo e colega de trabalho Zé Ricardo, aprendi que quando falamos, ouvimos nossa voz simultaneamente por dois canais, um canal funciona por meio de um sistema auditivo interno, as "Trompas de Eustáquio" (lembro deste nome nas aulas de Biologia), também conhecido como Ressonância Craniana. No segundo canal, ouvimos nossa voz emitida no ambiente que estamos e a captamos pelo sistema auditivo normal. Ao ouvirmos nossa voz por meio de um gravador, captamos apenas o som que emitimos no ambiente, ou seja, através de um único canal. O gravador não registra o som que ouvimos internamente, por isso sentimos essa diferença.
Achei interessantíssimo. Se na época minha professora de Biologia usasse um gravador na aula para nos passar este conhecimento através da experimentação, eu certamente não teria esquecido essa lição.
Cabe a nós equalizarmos os sons que recebemos do ambiente em harmonia com nossa audição interna, acho que assim a gente ouve bem o que há e o que houve.
Já que citei o Zé no post, coloquei abaixo uma música cuja letra é dele. Além de amigo, colega de trabalho e mestre, o garoto é poeta! A música se chama "Novelo Zerado"

2 comentários:

Cavaleiro dos Dragões disse...

Grande Drico
um privilégio é ser seu amigo!
abração!

Natalia disse...

Linda música! Mesmoooo!
"Olho para trás e vejo que não tem mais jeito" - Lindo!!

E sobre o lance de gostar da própria voz... Bem interessante a informação, eu não fazia a mínima ideia do pq eu detesto tanto a minha própria, hahaha...